Recondicionamento de amortecedor é bom ou ruim?

É verdade que se deve evitar instalar amortecedores recondicionados em carros? Na verdade, achar a peça nova é o adequado e mais aconselhado por especialistas. Mas, se o amortecedor do seu automóvel já não se encontra mais no mercado de peças ou se está complicado de achar, busque um amortecedor recondicionado em uma loja habilitada e confiável
Amortecedores são peças relevantes para o exato funcionamento de qualquer automóvel. Eles dão conforto e segurança para motorista e caronas, deixando o automóvel com boa condutibilidade. Por outro lado, para que isso ocorra, é significativo conservar essas peças em ótimo estado e trocar os amortecedores no momento que for preciso. Em razão disso, é preciso prestar atenção com amortecedores recondicionados. Afinal de contas, você é capaz de estar botando a sua segurança e de sua família em perigo.
Um jogo de amortecedores é capaz de durar 80 mil quilômetros ou pode apresentar problemas já com 30 mil km. Os fabricantes aconselham a troca entre 40 mil e 50 mil km. Essa é somente uma referência, pois o tempo de duração é diretamente equivalente ao peso do carro, tipo de asfaltagem das ruas e a forma como os motoristas conduzem os automóveis.

Amortecedor recondicionado: sim ou não?

amortecedor-recondicionadoUm ótimo amortecedor recondicionado é caro e, algumas vezes, chega a custar mais caro do que a peça nova. Isso porque o recondicionamento exige competência técnica para ser executado. Para ser visto como um amortecedor recondicionado, a peça não pode ser somente pintada e ter o óleo interno trocado. Poderá ser tratada por pessoas experientes, capazes de assegurar a firmeza do automóvel.
Um amortecedor recondicionado, assim como toda peça que passa pelo processo de recondicionamento, trabalhará 1 milhão de vezes em somente 1.000 quilômetros. Em função disso, ele jamais deve ser avaliado como ótimo ou péssimo abaixando e soltando o automóvel logo depois a instalação. Por isso, é crucial ter muita cautela antes de obter um amortecedor recondicionado.
Não se deixe levar por experiências esporádicas. O fato de você ou um parente ter se dado bem ou mal com algum amortecedor recondicionado não o habilita a avaliar a qualidade desse tipo de peça. Nessa situação, quem manda são as estatísticas, e lamentavelmente, o mercado não observa com bons olhos amortecedores recondicionados, principalmente, pois o tempo de duração geralmente é menor com relação às peças de fábrica.

Amortecedor recondicionado – você sabe o que é?

Amortecedores recondicionados são peças usadas renovadas, que passam por uma preservação com o objetivo de se tornarem boas novamente. Em teoria, o recondicionamento de um amortecedor pode ser efetuado e garantir que a peça seja usada normalmente. Mas, o que inúmeras oficinas fazem não é o recondicionamento na realidade.
Inúmeros lugares prometem amortecedores recondicionados a preços baixos. É preciso ter precaução nesses casos, uma vez que realmente, locais como esses fazem só uma maquiagem nas peças, como uma nova pintura ou lubrificação.
O verdadeiro recondicionamento de amortecedor é um método complexo, que exige trabalho meticuloso, como produção de componentes dos amortecedores, algo habitual para automóveis velhos ou diferenciados. Este processo, além de complicado, não é barato.
Consequentemente, quando se deparar com amortecedores recondicionados bastante baratos, é mais adequado deixar estas peças de lado, já que é capaz de ser uma alternativa insegura e ineficiente para dono e automóvel.

Contratempos que um amortecedor recondicionado é capaz de ocasionar

· Vibrações e barulhos na suspensão
· Perda do equilíbrio em pistas esburacadas e nas curvas
· Oscilação excessiva, depois de arrancadas e brecagens
· Estrago precoce dos pneus
· Estrago de outros equipamentos de suspensão

Quanto tempo resiste um amortecedor recondicionado?

Todos esses fatores contribuem para a falta de proteção e ocorrência de acidentes, sobretudo a promessa de durabilidade de um amortecedor recondicionado não passa dos 6 meses. Adquirir um amortecedor recondicionado é jogar dinheiro fora e delongar um problema, pois em pouco tempo ele poderá ser de novo trocado. O que muitas pessoas que oferecem este serviço fazem é pintar e esterelizar o dispositivo usado, e ainda retirar todo o óleo e substituí-lo por óleo de motor, mais viscoso que o óleo de um amortecedor original.
Isto oferece a aparência de maior pressão e resistência, no entanto que em breve se mostrará o contrário. Com a elevação da temperatura o óleo perde a aderência depressa, e a pressão e ação do amortecedor minimizam. Sugerimos locais em que você na realidade fará a substituição de amortecedores usados por amortecedores novos, dado que como acabamos de dizer, os amortecedores recondicionados não valem a pena!
É fundamental ter noção da importância dos amortecedores do controle do automóvel, e por consequência na responsabilidade que o condutor assume quando ele bota um amortecedor recondicionado de procedência duvidosa no seu veículo. Caso você não saiba avaliar o que está adquirindo, peça a ajuda para alguém ou então faça a escolha por peças novas.

Quem são os grandes compradores de amortecedores recondicionados?

De modo geral, amortecedores recondicionados são obtidos por motoristas de táxi, motoristas de aplicativos, donos de automóveis blindados, donos de automóveis importados e jovens que, de forma negligente almejam alterar o comportamento da suspensão do automóvel. Nesse último caso, os jovens não se recordam que qualquer alteração no projeto original do veículo, particularmente trocando peças originais por amortecedores recondicionados, é capaz de avariar outras peças do conjunto, a médio e longo prazo. Estas variações ainda podem gerar certo tipo de eventualidade e desequilíbrio em casos excepcionais.

Por qual motivo amortecedores recondicionados são capazes de ser uma complicação?

Ainda mais do que oferecer aconchego às pessoas do carro, os amortecedores têm por intento preservar a aderência dos pneus com o asfalto, equilibrando as cargas dinâmicas (peso do automóvel em deslocamento) em qualquer uma das situações de rodagem. Seja em linha reta, curvas, asfaltos com buracos, brecagens, acelerações ou o conjunto destes fatores, os amortecedores atuam permitindo que o motorista possua o controle sobre o automóvel. É devido a isso que amortecedores recondicionados apenas precisam de ser a opção quando o dono do automóvel tiver inúmeras referências da loja que estiver fazendo a compra e troca da peça.

Quando você tem que substituir o amortecedor?

troca-de-amortecedor Em certas ocasiões o amortecedor perde a eficiência e você não tem nenhuma noção, devido a isso uma inspeção a cada 10 mil km é sugerida. Amortecedores “vencidos” conseguem corroer os pneus prematuramente, causar agravos a outras peças da suspenção, como coxins do motor e buchas de bandeja, entre outras. O pior de tudo é o controle, que vai embora. E junto dela, também vai embora a proteção das pessoas.

Favoreça a toda a hora amortecedores novos

A ideia é bem fácil: para não cair em golpes de amortecedores recondicionados que são capazes de prejudicar o seu automóvel, use sempre peças novas. Além de deixar a qualidade do seu automóvel, você não vai colocar sua vida em risco.
Em contraste com os amortecedores recondicionados, amortecedores novos, produzidos por empresas reconhecidas são as melhores alternativas. As peças com selo e inspeção do INMETRO garantem a origem e confiabilidade.
Não estamos falando que não se deve adquirir um amortecedor recondicionado. Se você possui um veículo importado, cujo jogo de amortecedores originais vale mais que o próprio carro, você não vai ter outra alternativa.
Ainda por cima, seria injusto com muitos profissionais respeitadores e responsáveis que realizam excelentes recondicionamentos de amortecedores com ferramentas apropriadas, conhecimento técnico em relação à intensidade dos materiais, modelos de solda e tratamentos superficiais. O problema é que são poucas as oficinas gabaritadas para recondicionar amortecedores, que são peças de tamanha importância

A troca do kit de amortecedor

Procure não substituir as peças originais por amortecedores recondicionados. Para estender a vida útil dos amortecedores que vêm de fábrica e garantir o bom funcionamento do sistema de suspensão, a orientação é inspecionar frequentemente o conjunto e substituir se revelar problemas. O kit, que normalmente é constituído por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa tem a tarefa de certificar o máximo rendimento dos amortecedores.
O coxim fixa o conjunto do amortecedor no carro e evita que as oscilações do asfalto alcancem a lataria. Já o batente evita o célebre “final de curso” na locomoção do amortecedor. Enfim, a coifa evita a entrada de sujeira no conjunto haste e retentor.
Se não trocado, o kit gasto poderá danificar o amortecedor, mesmo sendo novo. Batentes e coifas deterioradas, vez ou outra, provocam o vazamento de óleo nos amortecedores. A orientação é trocar o kit juntamente com os amortecedores, pois trabalham em conjunto.

Deixe uma resposta